Pages

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Minha Aruanda


As narrativas amazônicas sempre estiveram presentes em minha vida. Lendas e histórias do encantamento da Ilha do Marajó se fazem presente em minhas memórias com as histórias contadas por minha Avó nas férias escolares de julho. São poucos os momentos que me lembro, mas como são gostosos de rememorar... O boto, o respeito pela mãe d'água e a permissão que tínhamos de pedir antes de nos banharmos, a mulher chêrosa (bem paraense) e sua sedução que arrastava qualquer um para a praia do mata fome, a cobra grande e seus três fios de cabelo, o toco que passava bem no meio do rio Paracauari em contracorrente a maré anunciando alguma morte ou coisa ruim naquelas águas... Fecho os olhos e todas essas histórias e lembranças me vem em mente, estão vivas, fazem parte de mim.


Histórias e lembranças que não me saem da cabeça, que chegaram a mim através da oralidade e que depois redescobri nos livros. Ao ler Aruanda de Eneida de Moraes pela primeira vez, senti como se tivesse reencontrando e ao mesmo tempo descobrindo raízes. Como a identificação foi imediata com aquelas palavras, com aquela doçura no contar das suas lembranças da nossa tão amada terra. Eneida me ensinou a enxergar o que antes apenas via na realidade desta tão amada terra; Belém e seu cotidiano, seus personagens, sua gente, seus cheiros e suas cores... Encontro nos textos de Eneida um porto. Suas lembranças tornaram-se minhas; todos são próximos, como esquecer de sua amiga Clócló, dos momentos vividos na prisão durante a revolução de 30 juntamente com suas companheiras, do seu irmãozinho sem talento para o futebol mas um campeão na natação, da ânsia pela volta do pai depois de longas viagens por estes rios da Amazônia, voltando gordo de histórias para alegar os jantares em família.

Aruanda é um livro que me fez redescobrir minha infância e minhas memórias e me fez valorizar minha história, meu amor pela minha terra, pela Amazônia Das lembranças de Eneida construo agora minha Aruanda, com minhas histórias, meu passado e meu presente e meu agora, com as minhas memórias, eu existo!

0 comentários:

Postar um comentário